Tecnologia Automotiva

Tecnologia

 

Transponder Key

Já foi-se o tempo que ligar o carro era uma simples ação eletromecânica, atualmente a maioria dos carros já contam com chaves codificadas, que possuem um código  digital  gravado em um chip, que vai inserido dentro do encapsulamento da chave:

 

Teoricamente este chip teria sido implantado como um sistema a mais de segurança, agindo como um anti bloqueio.

Funcionamento: Caso não esteja próximo ao miolo  da chave  onde é dado a partida do automóvel, o modulo eletrônico cortará bomba de combustível, injeção eletrônica e faísca das velas, ou seja o carro não funcionará!
Caso seu caso esteja sendo roubado isso seria ótimo, mas a dor de cabeça começa se por acaso você estiver viajando e perca sua chave ou a quebre, neste caso terá que procurar um chaveiro especializado em chaves codificadas para fazer outra , processo este nada fácil pois o mesmo terá que levar um computador até o seu carro para fazer a leitura do código,mas se em situações normais tipo estar próximo ao local do chaveiro a chave já sai caro (aproximadamente  500,00 imagine em situações adversas?).

Pior ainda na concessionaria porque terá que aguardar por alguns dias a nova copia da chave!

Ainda temos  um caso bem comum, falha do transponder key ou do seu sistema de leitura, neste caso o carro não da partida ou simplesmente ora funciona ora não, este é o caso mais critico pois pode induzir mecânicos a procurarem por outras causas falsas, gastando tempo e dinheiro, com trocas de peças desnecessárias!

Resumindo antes sem esse sistema de anti arranque não era possível ocorrer este tipo de defeito, no máximo em caso de perda ou de quebra bastava ir a qualquer chaveiro em minutos já estava com uma nova chave por um preço bem justo!

Então em nome de uma falsa proteção ao consumidor, esta foi mais uma estratégia de montadoras para tornar o cliente cativo das suas concessionarias a um preço absurdo, por causa de uma simples chave.

Disse falsa proteção, porque mesmo com este sistema  já são roubados carros, então este tipo de “proteção” deveria ser vendido honestamente a parte, como opcional.

 

Anúncios

2 comentários em “Tecnologia Automotiva”

  1. Atualmente as tradicionais chaves mecânicas estão sendo substituídas por um sistema eletrônico do tipo “Start button” Trata-se da substituição da chave mecanica por um botão (interruptor de contato tipo “na”) que tambem tem seu funcionamento autorizado pela presença de um chip do tipo “transponder key”
    alguns carros como Nissan kicks e Corolla altis ja possuem este tipo de tecnologia:

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s